Principais Notícias

Escritor e ex-secretário municipal, Paixão vira nome de rua em São José dos Pinhais

Última atualização em

19 de abril de 2023 às

20:53
Justa homenagem a um dos maiores intelectuais que passou pela Cidade

Um homem que passou por São José dos Pinhais e conquistou milhares de pessoas pela simpatia e o tradicional modo de ser. Assim foi Luiz Alberto Pereira Paixão, um gaúcho de Guaíba (RS) que aprendeu a amar o Paraná com toda a sua força e determinação. Foi secretário municipal de Planejamento na gestão do então prefeito João Ferreira da Cruz (1983/1988), onde tornou-se conhecido pela apresentação de projetos que viriam revolucionar o município futuramente, como por exemplo a vinda da montadora francesa Renault, entre outras grandes empresas que chegaram ao município naquela época gerando emprego e renda. A maioria dos empreendedores que chegavam à cidade, eram por meio do secretário Paixão.

Outra preocupação do então secretário e homem de confiança do prefeito João Ferreira, era a questão habitacional. Paixão visitava semanalmente centenas de famílias que reivindicavam um pedacinho de terra para construírem suas próprias casas. Sua linha de pensamento muitas vezes “batia de frente” com o próprio prefeito e demais secretários. Paixão era “briguento” e não abria mão dos seus ideais, pois na maioria das vezes chegava a colocar o cargo à disposição, caso seus pedidos não fossem aceitos. Este era o perfil, na época, de um gaúcho sisudo, sistemático e implacável contra as injustiças sociais.

Ao se afastar da vida pública, no final de 1988 e início dos anos 90, Luiz Alberto Pereira Paixão trilhou por vários caminhos, sempre expondo sua intelectualidade como colunista de jornais da época como Tribuna de São José, Gazeta do Povo, A Notícia e Impacto Paraná. Mais tarde, partiu para o lado literário com o lançamento de grandes obras em livros, chegou a ser premiado. Vencedor de vários Concursos Literários, dentre os quais: Concurso Literário Cidade de São José dos Pinhais, 1º lugar, com o Conto “O Santinho de São José”; Concurso Regional Cidade de Cascavel, 1º lugar, com o Conto “Nhô Jeca e Maneco Facão”; Concurso Nacional de Contos Cidade de Porto Alegre, 1º lugar, com o Conto “Nhô Jeca e Maneco Facão” e Concurso Nestlé de Literatura – Paris/França, com o Conto “O Sinal de Igual”; finalista do 53º Prêmio Jabuti, principal prêmio literário do Brasil, com texto escrito em parceria com seu filho Dario Luiz Dias Paixão.

Em 19 de abril de 2019, o velho e já cansado “gaúcho são-joseense” é vencido pela dor de uma enfermidade gerada por um transplante de fígado e dá o seu derradeiro adeus aos familiares e aos amigos que aprendeu a amar, principalmente São José dos Pinhais, Cidade que fazia parte da sua agenda, mesmo morando em Curitiba, daqui ele nunca esquecia. Foi-se Luiz Alberto Pereira Paixão e com ele uma intelectualidade fora de série e inigualável.

No Bairro Costeira, uma placa lembra a importância de Luiz Alberto Pereira Paixão no desenvolvimento de São José dos Pinhais

No mesmo mês e ano da sua morte, os vereadores Assis Manoel Pereira e Carlos Ayres Machado apresentaram projeto de lei na Câmara Municipal do Município homenageando com o nome de Luiz Alberto Pereira Paixão uma das vias públicas de São José dos Pinhais, no Bairro Costeira. Quem conheceu o homenageado e passa por lá, ao ler a placa no poste, certamente lembra da sua importância para o desenvolvimento de São José dos Pinhais, um herói pouco lembrado pela maioria, porém, nunca esquecido pelos poucos que o conheceram. 

por *Jornalista Ademar Marques

compartilhe

Principais Notícias

Veja mais