São José dos Pinhais

Radares de São José filmam veículos com placas adulteradas

Última atualização em

3 de maio de 2023 às

20:54

A Central de Controle Operacional (CCO) da Secretaria Municipal de Urbanismo, Transportes e Trânsito (SEMUTT) – Departamento Municipal de Trânsito (DEMUTRAN), vinha monitorando um motociclista que passava por vários radares da cidade sempre muito acima dos limites de velocidade. Além disso, foi observada que a placa da motocicleta estava adulterada.

Diante do fato constatado, a CCO comunicou a Guarda Municipal de São José dos Pinhais, a qual ao realizar uma abordagem a motocicleta, comprovou adulteração na placa, sendo que a numeração constava ser de um veículo de passeio.

Conforme dispõe o Artigo 311 do Código Penal, adulterar ou remarcar número de chassi ou qualquer sinal identificador de veículo automotor, de seu componente ou equipamento, resulta em pena de reclusão de três a seis anos e multa. Além de resultar em infração e penalidades cabíveis ao condutor pelo crime realizado, ainda foi constatado pela CCO que o mesmo estava passando por vários radares em velocidade superior a 100 km/h.

Este tipo de conduta pode causar risco iminente de sinistros (acidentes) de trânsito graves, os quais poderão prejudicar não somente o condutor, mas também outros veículos e principalmente pedestres e ciclistas, que são os mais vulneráveis do trânsito.  

Portanto, os radares além de controlarem a velocidade em locais onde há potencial risco de sinistros (acidentes) de trânsito, pelo grande fluxo de veículos, motocicletas, ciclistas e pessoas transitando, têm papel fundamental no que diz respeito a outros crimes, assim como o de placas adulteradas, uma vez que os dados de todas as placas de veículos infratores são conferidos.  

As informações são da comunicação da Prefeitura de São José dos Pinhais

compartilhe

São José dos Pinhais

Veja mais