Pesquisar
Close this search box.

Principais Notícias

Conheça os avanços e desafios da implantação da Educação em Tempo Integral

Última atualização em

23 de agosto de 2023 às

21:35

Proporcionar uma educação mais completa e enriquecedora para os estudantes, fortalecendo o desenvolvimento integral das crianças e jovens do município é a meta da Secretaria Municipal de Educação de São José dos Pinhais. A pasta vem se empenhado na implantação da Educação em Tempo Integral nas escolas do município, alinhada com as diretrizes do Plano Nacional de Educação (PNE) e do Plano Municipal de Educação (PME).

A Educação em Tempo Integral abrange uma variedade de propostas que estendem a jornada escolar, oferecendo atividades pedagógicas e culturais complementares no contraturno.

“Nesse sentido, a perspectiva da SEMED é promover aprendizagens ativas e significativas, contribuindo para o crescimento intelectual e emocional dos alunos”, afirma o secretário da pasta, Aldrian Matoso.

São José dos Pinhais deu os primeiros passos nessa direção em 2009, ao assinar um convênio com o Governo Federal para aderir ao Programa Mais Educação. Inicialmente, cinco escolas municipais começaram a oferecer atividades extracurriculares, atendendo a 100 estudantes cada, sob a coordenação de um professor e com o apoio de monitores e estagiários.

O programa foi expandido gradualmente ao longo dos anos. Em 2012, a Escola Rural Municipal Lilian Viana adotou um modelo inovador, com a oferta de período integral para 110 estudantes. Entre 2009 e 2017, o convênio com o Ministério da Educação permitiu explorar diferentes estratégias, reconhecendo as particularidades da prática pedagógica cotidiana e buscando melhorias constantes.

A partir de 2018, a Prefeitura de São José dos Pinhais assumiu integralmente a responsabilidade pela Educação em Tempo Integral, ampliando a iniciativa para 11 unidades do Ensino Fundamental.

“No entanto, a pandemia de COVID-19 teve um impacto significativo nas atividades contraturno, suspendendo o atendimento em 2020 e 2021”, lembra Matoso.

Em 2022, as atividades foram retomadas progressivamente, alcançando 14 unidades educacionais do Ensino Fundamental – Anos Iniciais. Agora, em 2023, esse modelo está presente em 20 unidades escolares.

“Estamos comprometidos em proporcionar oportunidades educacionais enriquecedoras para nossos estudantes. A Educação em Tempo Integral não apenas amplia o tempo de aprendizado, mas também contribui para o desenvolvimento integral de nossos alunos, preparando-os para os desafios do futuro”, afirma o secretário.

Com 58 unidades educacionais no Ensino Fundamental – Anos Iniciais, a meta da SEMED é atender, até 2024, metade dessas escolas com a oferta de Educação em Tempo Integral. Todavia, os desafios impostos pela pandemia têm influenciado o planejamento e a organização, exigindo adaptações e reformulações de metas.

A implementação da Educação em Tempo Integral em São José dos Pinhais reflete um compromisso contínuo com a educação de qualidade e o desenvolvimento integral dos alunos. Um exemplo é a Escola Ilza Santos, que começa agora a ser período integral.

“A cidade busca estar em consonância com as metas nacionais de ampliação da jornada escolar estabelecidas pelo Plano Nacional de Educação, visando oferecer uma base sólida para o futuro educacional das novas gerações”, enfatiza Aldrian.

As informações são da comunicação da Prefeitura de São José dos Pinhais

compartilhe

Principais Notícias

Veja mais