A castração melhora a qualidade e aumenta o tempo de vida dos animais. Além disso, ainda evita o aumento do número de cães e gatos nas ruas com o controle de reprodução e diminui também os riscos de contaminação por zoonoses (doenças infecciosas transmitidas entre animais e pessoas) e ataques com mordeduras, uma vez que o procedimento diminui as fugas e brigas causadas pelo cio.
O município de São José dos Pinhais, entendendo a importância desse procedimento para os pets, ampliou em 2023 o serviço de castração, que agora também acontece por meio de unidade móvel – o castramóvel.
O programa de castração realizado por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) é oferecido às famílias são-joseenses que seguem os requisitos obrigatórios e já atendeu, somente nesse ano, mais de 3 mil animais, que agora têm melhor qualidade de vida.
No 3º Mutirão de Castração, que aconteceu entre os dias 19 a 22 de junho, na Subprefeitura da Borda do Campo, mais de 800 animais se beneficiaram desta iniciativa que faz parte do Programa de Bem-Estar Animal. Para participar é necessário realizar o cadastro antecipadamente.
O cadastro está disponível pelo link http://bit.ly/3F8Q7dR e é exclusivo para cães e gatos com idade inferior a 8 (oito) anos. Para finalizar o processo, o munícipe precisa atender aos seguintes requisitos:
- Residir em São José dos Pinhais;
- Ter renda familiar de até 3 (três) salários mínimos;
- Possuir cadastro no CadÚnico;
- Cadastrar no máximo 2 (dois) animais, entre 6 meses e 8 anos.
Entre os dados obrigatórios para cadastro está o NIS, o qual se refere ao número da inscrição social. O CadÚnico é realizado nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) de São José dos Pinhais e deve estar ativo e atualizado.
Dúvidas?
Entre em contato com o Programa pelo WhatsApp (41) 99962-4163 ou compareça no endereço R. João Ernesto Killian, nº 537 – São Domingos.
As informações são da comunicação da Prefeitura de São José dos Pinhais