O candidato ao Governo do Paraná Sergio Moro (PL) participou, neste domingo (13), da Festa Nacional do Porco no Rolete, em Toledo, e destacou o potencial econômico do Oeste do Paraná. Segundo ele, a região poderia avançar ainda mais se tivesse energia suficiente, estradas melhores e uma estrutura de transporte capaz de reduzir os custos da produção.
“O Oeste se tornou um polo de riquezas e oportunidades graças ao trabalho de sua população. Mas precisamos imaginar até onde a região poderia chegar se tivesse energia suficiente, estradas melhores e uma estrutura de transporte capaz de reduzir os custos da produção”, afirmou.
Acompanhado do candidato a vice-governador Edson Vasconcelos, Moro percorreu a festa e conversou com moradores, lideranças e representantes do setor produtivo. Ele destacou que Toledo se tornou referência na indústria, no agronegócio e na biotecnologia.
Moro apontou as quedas de energia como um problema para indústrias, cooperativas, produtores rurais e moradores. Segundo ele, o Governo do Estado deve cobrar da Copel investimentos que acompanhem o crescimento da região.
O candidato também defendeu o uso do biometano, combustível renovável produzido a partir de resíduos da agropecuária. Além de ampliar a oferta de energia, a atividade pode gerar uma nova fonte de renda no campo.
Na área de infraestrutura, Moro afirmou que pretende fortalecer a Agência Reguladora do Paraná (Agepar) e fiscalizar as concessões rodoviárias para garantir a entrega das obras previstas.
O plano de governo prevê ainda a criação de um painel na internet para que a população acompanhe os valores dos pedágios, os prazos e o andamento das obras.
“Não queremos repetir o passado, quando o cidadão pagou pedágios caros e não recebeu as obras. O paranaense poderá acompanhar os contratos e será também um fiscal do nosso governo”, declarou.
Outra proposta é ligar a Ferroeste à Malha Sul, ampliando o transporte da produção por trens e reduzindo os custos para levar os produtos até os portos.
Moro também defendeu a ampliação do ensino integral, com cursos técnicos, profissionalizantes e de tecnologia ligados às oportunidades de trabalho de cada região.
“O jovem precisa terminar a escola com conhecimento e uma perspectiva real de emprego. Queremos aproximar o ensino das necessidades das empresas e cooperativas locais”, disse.
Depois da agenda em Toledo, Moro seguiu para Cascavel, onde participou de uma caminhada na região do Lago.



